top of page
Foto do escritorMarcelo Miranda

Caravana ao congresso nacional rumo à atualização do valor do piso salarial de médicos e dentistas

Foi muito forte a mobilização que se converteu num verdadeiro mutirão de visitas a deputados e senadores, nos dias 26 e 27 de novembro, no Congresso Nacional. Na qualidade de secretária-Geral da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a presidente do Sindimed, Dra. Rita Virgínia Ribeiro, participou ativamente dessa atuação organizada pelas entidades médicas e odontológicas do país.

A iniciativa visou angariar apoio parlamentar e ajuda no sentido de agilizar a tramitação do Projeto de Lei 1.365/2022, da senadora Daniela Ribeiro, que irá fixar em R$ 10.991,19 o valor mínimo do piso salarial nacional dos médicos e cirurgiões dentistas, como está previsto na Lei 3.999/61, porém permanece congelado e extremamente defasado.

A caravana fez reuniões estratégicas com parlamentares, como o deputado Francisco Costa, presidente da Comissão de Saúde da Câmara. A Dra. Rita Virgínia, representante do Sindimed e da Fenam, participou das visitas ao Senador Nelson Trade, relator do PL 1.365/22; ao senador Hiran Gonçalves, presidente da Frente Parlamentar da Medicina; à senadora Daniela Ribeiro, autora do PL 1.365/2022, ao deputado Adolfo Viana, líder do PSDB e à Casa Civil, onde o grupo foi recebido pelos assessores do ministro Rui Costa.

O grupo se dividiu entre as diversas visitas, realizando reuniões com os deputados Eduardo Veloso, relator do PL 765/15; Tadeu Oliveira, João Carlos Bacelar e Alfredo Gaspar, além dos senadores Jaques Wagner, astronauta Marcos Pontes e Damares Alves e outros parlamentares.

Durante os encontros, a presidente da Fenam, Lúcia Santos e a secretária-Geral, Rita Virgínia, destacaram a importância do piso salarial justo para a valorização dos médicos, fixação nas unidades e municipios e a garantia de condições dignas de trabalho em todo o país. A mobilização foi marcada pela entrega de documentos reforçando o pleito.

No dia 27.11.24 o PL 765/15 foi discutido e votado na plenária da Comissão de Saúde, da Câmara de Deputados, seguindo, agora, para outras comissões. A aprovação por unanimidade demonstrou o apoio dos parlamentares ao pleito.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page