Com responsabilidade e compromisso social Sindimed atua firme na defesa dos médicos

O trabalho do Sindicato de representação da categoria médica em todo o estado da Bahia é permanente. Isso se dá de maneira pontual, sempre que é demandado, mas também de forma sistemática nas negociações dos Acordos Coletivos que são assinados anualmente com o Sindhosba, Sindifiba e Fesf-SUS, buscando sempre a melhor formulação possível em benefício dos médicos.

Este ano já foram fechados os acordos do Sindifiba e Fesf-SUS, que estão disponíveis no site (sindimedba.org.br), enquanto prosseguem as negociações com o Sindhosba, para finalizar as cobranças PJ não validadas pelo Sindimed.

O Sindimed atuou decisivamente, também, em negociações com empresas terceirizadas e gestões municipais e estadual, garantindo pagamentos pendentes em diversas unidades como a UPA de Albergaria, o Hospital Metropolitano, além de várias unidades de Feira de Santana. Essa atuação é permanente, sendo retomada sempre que ocorrem atrasos salariais. Atualmente estão em andamento negociações em Itaberaba e Jacobina.

Outro destaque importante é a construção do PCCV específico para os médicos do município, em franca negociação, que registra importantes avanços na consolidação de uma carreira específica para os médicos que atuam dentro dos quadros da Prefeitura de Salvador. Nesse mesmo sentido devem avançar as negociações com o Governo do Estado, para quem o Sindicato já solicitou a instalação de uma mesa para rediscutir e atualizar o PCCV dos médicos estatutários.

Ampla atuação jurídica

O Departamento Jurídico do Sindicato tem se constituído numa importante frente de luta para preservar direitos e garantir avanços importantes em benefício da categoria. Esse empenho se dá tanto para novas demandas, como para ações que já tramitam na Justiça há tempos, como, por exemplo, a da URV, que tem sido objeto de reuniões com o jurídico do Sindsaúde, em busca de agilidade.

Ações referentes ao Pasep e Funprev, que beneficiarão servidores ativos e aposentados, estão sob os cuidados de escritórios contratados pelo Sindimed. O Sindicato tem pressionado, de todas as formas possíveis, a tramitação do processo da GID, para sua conclusão, comparecendo praticamente a cada quinzena no Fórum.

Elevação do piso salarial

Está em andamento uma importante luta pela melhoria dos valores pagos pelos plantões nas UPAs municipais e estaduais. Nesse sentido, recentemente o Sindimed levou ao conhecimento da gestão municipal uma pesquisa nacional desses valores, que também será levada aos gestores do Estado, para servir como parâmetro na Bahia.

Outra frente de atuação em que o Sindimed tem se destacado é na luta pelo Piso Nacional dos Médicos, que está em discussão no Congresso Nacional. A presidente do Sindimed, Dra Rita Virgínia, que também é secretária geral da Fenam, tem participado de audiências públicas no Senado Federal e na Câmara de Deputados, onde tramitam para votação. Nesse sentido, Dra. Rita tem, ainda, mantido reuniões com parlamentares, na busca de agilidade do trâmite do piso salarial dos médicos, cujo projeto de lei abrange também os dentistas.

Como se vê os desafios são muitos, mas a atuação do Sindicato é permanente e muitas conquistas vão sendo obtidas. Quem acompanha o trabalho do Sindimed sabe bem do quão importante tem sido essa ação.

A sindicalização é a principal manifestação de apoio ao Sindimed, não apenas para sua sustentação material, mas principalmente pelo voto de confiança e pela soma de esforços em prol de um objetivo comum, que é a valorização profissional e humana dessa importante categoria.

Esse trabalho vai continuar firme e pode ganhar ainda mais força na medida em que mais médicos se juntem ao Sindicato para fortalecê-lo.

1 visualização0 comentário