Diversas atividades foram realizadas em Brasília, este ano, no sentido de agilizar a tramitação do Projeto de Lei 1.365/2022, da senadora Daniela Ribeiro, que vai fixar em R$ 10.991,19 o valor do piso salarial nacional dos médicos e cirurgiões dentistas, como está previsto na Lei 3.999/61.
Em diversas oportunidades, a presidente do Sindimed, Dra. Rita Virgínia Ribeiro, participou dessa mobilização organizada pelas entidades médicas e odontológicas do país, também na qualidade de secretária-Geral da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). A atividade mais recente foram as visitas feitas a deputados e senadores, nos dias 26 e 27 de novembro, no Congresso Nacional.
Foram realizadas reuniões estratégicas com parlamentares, como o deputado Francisco Costa, presidente da Comissão de Saúde da Câmara. Além de visitas à senadora Daniela Ribeiro e ao senador Nelson Trade, respectivamente autora e relator do PL 1.365/22; também ao senador Hiran Gonçalves, presidente da Frente Parlamentar da Medicina; ao deputado Adolfo Viana, líder do PSDB e à Casa Civil, onde o assunto foi tratado com assessores do ministro Rui Costa.
Nessa viagem, o PL 765/15, foi aprovado na plenária da Comissão de Saúde, da Câmara de Deputados, no dia 27.11.24. Esse ponto foi tratado com o deputados Eduardo Veloso, relator do PL 765/15; outras visitas pelo grupo da Caravana foi tratado com Tadeu Oliveira, João Carlos Bacelar e Alfredo Gaspar, além dos senadores Jaques Wagner, astronauta Marcos Pontes, Damares Alves e outros parlamentares.
A presidente do Sindimed e secretária-Geral da Fenam, Dra. Rita Virgínia, participou das reuniões destacando aos parlamentares a importância de valorizar a categoria médica através do piso salarial justo, o que vai garantir condições dignas de trabalho em todo o país, contribuindo para a fixação de profissionais nos municípios e elevando a qualidade da assistência às populações do interior dos estados.
Comments