top of page
Foto do escritorSINDIMED BAHIA

Simpósio no Senado discutiu uso responsável e ético de técnicas avançadas e da inteligência artificial na medicina



O Sindimed, através de sua presidente, Dra. Rita Virgínia, participou no dia 04.12.24, em Brasília, do Simpósio “O Futuro da Medicina e a Medicina do Futuro”, organizado pela Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed), que é presidida pelo senador Dr. Hiran (PP-RR). O Sindicato está atendo aos desafios ético-profissionais impostos pela chegada das novas tecnologias, entre elas a robótica e o uso da inteligência artificial na medicina.

Mas o Sindimed pondera algumas preocupações, incluindo uma possível perda de autonomia na relação clínica, já que a Inteligência artificial se encarrega de armazenar dados e sugerir possíveis tratamentos. Aqui preocupa a exposição e armazenamento de dados sensiveis.

Essas plataformas precisam ser certificadas, com maiores garantias do direito à privacidade individual, preconizada pela Lei de proteção de dados (LGPD).

Quanto ao uso de tecnologias, a cirurgia robótica vem trazer muitos beneficios aos pacientes, reduzindo tempo de internamento e complicações, como incontinência urinaria e disfunção erétil, no caso da cirugia de próstata. É uma tecnologia de ponta, eficiente, mas de custo elevado, ainda não coberto pela rede suplementar e pelo SUS, aonde faltam ainda acessos a procedimentos mais simples. Mas avançar em nome da melhoria da qualidade é um passo importante para a medicinae os pacientes.


Para o Sindicato é importante que a classe permaneça atenta a situações em que as novas tecnologias possam ser utilizadas, de maneira inadequada, em substituição aos profissionais médicos, ou massificação de atendimentos, reduzindo qualidade na escuta e exame fisico, num mercado de trabalho já tão cheio de precarizações nas relações contratuais de trabalho. Embora a IA seja uma ferramenta que veio pra ficar, é importante destacar sua função como auxiliar ao trabalho médico, mas que não substitui o julgamento clínico, pessoal e insubstituivel. A responsabilidade final pelas decisões permanece com o profissional e isso tem que ficar claro e preservado.


O Seminário foi parte do encerramento anual das atividades da Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed) e a Frente Parlamentar em Prol do Acesso e do Uso Racional de Tecnologias em Saúde (FPMedTec), com apresentação de balanço das atividades de 2024 e das metas para 2025.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page